PT PT EN
Porquê buscar apoio?


É por vezes difícil lidar sozinho/a com os desafios da vida, sobretudo quando se sente em baixo persistentemente.

Pode ser útil conversar com alguém que o/a ajude a fazer sentido do que se está a passar consigo. Um psicoterapeuta ouve sem fazer julgamentos, ajuda-o/a a superar as suas dificuldades e dá-lhe apoio para aprender a mudar aquilo que precisa de mudar, para poder reencontrar o equilíbrio e bem-estar na sua vida.

Através da psicoterapia pode vir a conhecer-se melhor, a sentir-se em paz consigo mesmo e a explorar o seu potencial completo.

O que é o aconselhamento psicológico ou psicoterapia?

Para quem não sabe, a psicoterapia é uma forma de terapia em que a pessoa se senta confortavelmente numa sala sossegada e conversa frente a frente com um psicoterapeuta qualificado. É por isso que é por vezes conhecida como “talking therapy” (terapia de conversa).

Através de conversas cuidadosamente guiadas, ajudo-o/a a compreender melhor o que está a passar-se consigo e porquê e a encontrar maneiras eficazes de superar os problemas que estão a dificultar a sua vida.


Terapias que ofereço

Terapia Cognitivo Comportamental

Utilizo sobretudo o modelo da Terapia Cognitiva e Comportamental (TCC) que é amplamente aceite e cada vez mais o modelo escolhido pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico, por ser reconhecido como o mais eficaz, com provas dadas e menor custo, no tratamento de vários distúrbios de natureza psicológica. A TCC enfrenta os pensamentos negativos e os comportamentos não benéficos para poder mudar a forma como se sente e desse modo atingir um maior equilíbrio na sua vida.

Mindfulness (Atenção Plena)

É a arte de viver no presente com consciência plena e constitui uma poderosa ferramenta terapêutica. Muitas das dificuldades que as pessoas têm podem ser enfrentadas com uma atitude de mindfulness (atenção plena) e isto pode devolver um sentido de equilíbrio e tranquilidade na vida.

Após um tratamento inicial com TCC, a Atenção Plena pode ajudar a consolidar o que foi atingido e evitar as recaídas. À medida que vou aprendendo e praticando a Atenção Plena, vou introduzindo-a cada vez mais na minha prática.

Comunicação Não-Violenta ou Compassiva

É a arte de ter consciência dos seus sentimentos e necessidades, de respeitá-los e exprimi-los. Com a CNV aprende-se a evitar acusações e exigências e a pedir aquilo que se quer mudar, ao mesmo tempo que se respeita a outra pessoa e se tem consciência dos sentimentos necessidades e desejos dela. Ensino esta forma de comunicar para ajudar a melhorar as relações entre casais, com os filhos, na família e no trabalho. Também pode ser uma importante ferramenta ao lidar com conflitos.


Psicoterapia de longa duração

É oferecida àqules que necessitam de mais tempo para lidar efectivamente com as seus padrões de comportamento negatvos mais enraizados ou as suas crenças fundamentais.


Terapia de Casal

Dou apoio a casais, na resolução das suas dificuldades de relacionamento, sobretudo a dois níveis:  

·         Através do ensino de competências de comunicação que ajudem a melhorar a maneira como se ouvem e exprimem o que sentem, necessitam e querem, duma maneira mais compassiva e eficaz.

·         Utilizando a abordagem cognitivo comportamental para desenvolver uma melhor consciência das suas expectativas, desejos e princípios e ajudá-los a considerar se estes necessitam de ser mudados para se adaptarem à realidade da relação, buscando assim compromissos que sejam aceitáveis para ambos.

Durante a terapia de casal é possível ter consultas individuais para cada um, se isso for considerado benéfico.

Quando não é possível salvar a relação o trabalho então focalizado na gestão da separação duma forma respeitosa.

Faço terapia com casais heterossexuais e homossexuais.


Terapia de Família

É utilizada para enfrentar os problemas no seio da família e normalmente inclui um ou ambos os pais e um ou mais filhos.  

Ajudo pais e filhos a lidar com uma variedade de situações e problemas que estejam a prejudicar as relações dentro da família e uso a abordagem que melhor se adeqúe à situação.

Quando é preciso melhorar a maneira como as pessoas estão a interagir, ensino competências de ouvir e comunicar. Às vezes é preciso intervir na mediação de conflitos ou gerir comportamentos agressivos. O Apoio Parental é um ingrediente frequente. A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar a compreender como certas suposições e princípios podem estar a contribuir para a manutenção dos problemas. 

 

. <br> A psicoterapia é um tipo de terapia em que o cliente se senta confortavelmente e conversa com o terapeuta frente a frente .
A psicoterapia é um tipo de terapia em que o cliente se senta confortavelmente e conversa com o terapeuta frente a frente
. <br> Através do apoio psicológico ou psicoterapia pode atingir um melhor conhecimento de si próprio/a, sentir-se mais em paz consigo mesmo/a e explorar plenamente o seu potencial .
Através do apoio psicológico ou psicoterapia pode atingir um melhor conhecimento de si próprio/a, sentir-se mais em paz consigo mesmo/a e explorar plenamente o seu potencial
. <br> Ajudo casais, pais e filhos a lidar com diversos problemas e situações que prejudicam as relações no seio da família .
Ajudo casais, pais e filhos a lidar com diversos problemas e situações que prejudicam as relações no seio da família
© Jaime Reininho 2009 email:  info@almasana.net tel:    +44 (0) 7902 850 371