PT PT EN
Habilitações
  • Acreditação com a BACP (Associação Britânica de Counselling e Psicoterapias) : Mais»
    A BACP, Associação Britânica de Counselling e Psicoterapias, é a maior organização profissional para counsellors e psicoterapeutas no Reino Unido. Só podem ser afiliados nesta organização terapeutas com habilitações e competência profissional reconhecidas. No seu site pode ler o Código Deontológico, que eu sigo e também encontrar o meu nome na lista de terapeutas em Gloucester carregando no botão Find a Therapist e seguindo as instruções. A Acreditação ou Certificação Profissional é um nível profissional mais elevado e só concedida àqueles que tenham mais experiência e possam demonstrar a sua competência prática, através dum rigoroso processo de avaliação.
  • Diploma Superior de Psicoterapia (baseado no modelo da Terapia Cognitivo Comportamental) : Mais»
    Este Diploma foi obtido no Royal Forest of Dean College, é acreditado pelo Counselling & Psychotherapy Central Awarding Body, e é identificado pelo código TC03. O CPCAB é o órgão central que acredita habilitações de counselling e psicoterapia e o único na Europa especializado nesta área.
  • Certificado de Counselling WPF (baseado no modelo Psicodinâmico) : Mais»
    Este Certificado foi emitido pelo Basingstoke & District Counselling Service e acreditado pela Westminster Pastoral Foundation
  • Curso de Formação de Formadores de Grupos Parentais com Parentline Plus
  • Curso de Fundação em Comunicação Não-Violenta : Mais»
    Este curso foi dado por Bridget Belgrave, em Oxford. Para mais informação, por favor visite nvcdancefloors.com, e siga os links.
  • Curso de Formação em Mediação na Comunidade com Resolve Mediation em associação com Bracknell & Wokingham College
  • Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto


Afiliação a Organizações Profissionais
  • Membro Acreditado da BACP (Associação Britânica de Counselling e Psicoterapias) da qual sigo o Código Deontológico que me vincula à confidencialidade, a trabalhar com supervisão clínica regular e ao desenvolvimento profissional contínuo. : Mais»
    A BACP, Associação Britânica de Counselling e Psicoterapias, é a maior organização profissional para counsellors e psicoterapeutas no Reino Unido. Só podem ser afiliados nesta organização terapeutas com habilitações e competência profissional reconhecidas. No seu site pode ler o Código Deontológico, que eu sigo e também encontrar o meu nome na lista de terapeutas em Gloucester, carregando no botão Find a Therapist e seguindo as instruções. A Acreditação ou Certificação Profissional é um nível profissional mais elevado e só concedida àqueles que tenham mais experiência e possam demonstrar a sua competência prática, através dum rigoroso processo de avaliação.
  • Registado com o UKRCP
  • Membro da BABCP (Associação Britânica de Psicoterapias Comportamentais e Cognitivas)


Experiência
  • Trabalhei 10 anos na Inglaterra e em Portugal como:
    • Psicoterapeuta em clínica privada e em organizações sem fins lucrativos
    • Terapeuta de família e especialista em apoio parental
    • Consultor em desenvolvimento pessoal
    • Formador em Comunicação Não-Violenta
Se desejar saber mais sobre a minha experiência profissional e pessoal, por favor clique aqui : Mais»
Estive em terapia pessoal regular durante vários anos, antes e durante a minha formação em psicoterapia. Através desta tive a oportunidade de trabalhar com problemas enraizados que me estavam a dificultar a vida e a impedir de ter uma existência mais saudável, equilibrada e feliz. 

No princípio trabalhei com terapeutas analíticos e psicodinâmicos, depois com humanistas e finalmente com terapia cognitivo comportamental.

Com este processo ganhei uma consciência mais profunda de mim, assim como da realidade interior de todos os seres humanos. Este contacto mais profundo com a minha humanidade ajudou-me a compreender melhor a humanidade dos outros.

Através da terapia, e particularmente da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), também aprendi meios e ferramentas eficazes para superar as minhas dificuldades e, o que também é muito importante, a evitar recaídas. Continuo ainda hoje a usar regularmente estas estratégias e elas ajudam-me a manter-me equilibrado e a fruir a vida duma forma mais completa.

Tendo sido ajudado tão eficazmente pela TCC encorajou-me a tornar-me psicoterapeuta. Sinto-me confiante na minha capacidade de ajudar os meus clientes pois acredito que a psicoterapia
funciona e, quando eles acabam a terapia, com uma sensação renovada de equilíbrio, isso não me surpreende – é que dá mesmo resultado.


Como a maior parte das pessoas com quem hoje me cruzo, aprendi a comunicar duma maneira crítica, acusatória e culpabilizante e aprendi pouco sobre o respeito dos meus sentimentos e necessidades, assim como as dos outros. Participei em e testemunhei inúmeros conflitos, pessoais e profissionais, que causaram bastante dano a todos os envolvidos e andei à procura de melhores maneiras de lidar com eles.

Finalmente, há alguns anos, encontrei uma maneira nova de comunicar, a Comunicação Não-Violenta, desenvolvida por Marshall Rosenberg. Com a minha formação e trabalho na Parentline Plus e também na mediação de conflitos na comunidade, tive a oportunidade de aprofundar esta maneira compassiva de ouvir e falar. A minha capacidade de ser pai e as minhas relações pessoais e profissionais, assim como o meu auto respeito, melhoraram consideravelmente. Continuo ainda hoje a aprender sobre isto.


Antes de tudo isto passei 19 anos a estudar e trabalhar com base nos ensinamentos do Rudolf Steiner. Durante este período vivi e trabalhei em comunidades terapêuticas antroposóficas, incluindo Camphill, em Portugal e Inglaterra, onde cuidei de jovens e adultos com necessidades especiais. Também trabalhei sete anos como professor em escolas Waldorf na Escócia e Inglaterra.

Através da minha ligação à Antroposofia, aprendi sobre a dimensão espiritual do Ser Humano e do Universo, sobre a fraternidade e a vida comunitária, e desenvolvi a minha criatividade através da prática regular das artes, artesanato, teatro, música e euritmia.

Recentemente voltei a ligar-me a esta abordagem para fazer Aconselhamento Biográfico. Isto ajudou-me a compreender a minha vida mais profundamente à luz do destino. Tenciono agora desenvolver o meu conhecimento deste tipo de aconselhamento para o poder disponibilizar àqueles clientes que possam estar interessados.


Cultivo uma atitude aberta e curiosa em relação à vida e ao conhecimento e estou constantemente a desenvolver a minha capacidade de ajudar os meus clientes através da pesquisa e estudo contínuos sobre psicoterapia. Supervisão regular ajuda-me neste processo e cada caso novo é um incentivo para aprender e saber mais.

Ando a praticar yoga e a estudar e desenvolver a minha prática pessoal de Mindfulness (Consciencialização ou Atenção Plena) pois apercebo-me do enorme valor terapêutico desta arte milenar.


Tenho 57 anos e seis filhos, incluindo dois enteados, de duas relações de longa duração. 

Vivi 23 anos consecutivos no Reino Unido, em lugares distantes entre si como Bristol e Edimburgo, Hereford e Cambridge.

Recentemente vivi mais de dois anos numa pequena aldeia do oeste algarvio. Durante este periodo dei consultas e acções de formação no Algarve, Lisboa e Porto.

Nasci e estudei na universidade no Porto, mas passei a maior parte a minha infância nas terras altas de Trás-os-Montes e quando era adulto jovem vivi três anos na Serra da Estrêla.

Entre outras ocupações, trabalhei como agricultor, padeiro, operário fabril e motorista.

O meu ambiente preferido é o campo ou à beira mar onde gosto de dar longos passeios, olhando para o céu, as árvores, as plantas, os pássaros e as rochas.

Presentemente vivo em Gloucestershire, na Inglaterra.


Missão

O meu objectivo é fornecer um serviço orientado pelos meus clientes e focalizado nas suas necessidades.

O meu compromisso é sempre tentar orientar-me pela “melhor prática” e estou continuamente empenhado no meu desenvolvimento profissional para atingir esse objectivo.


Organizações Com Quem Trabalho ou Trabalhei

Esta é a lista das organizações relevantes com quem estou ou estive associado.

Dou consultas em:

Sou afiliado a:
Recebi supervisão clínica, mentoring e tenho discussões profissionais muito estimulantes com:

Em Portugal dei consultas em:

Fiz acções de formação ou estou disponível para as fazer em:

Em Cambridge, trabalhei como psicoterapeuta em:

Recebi formação como formador, orientei inúmeros cursos parentais, ajudei a formar outros formadores e fui supervisor com:

Quando estive a formar-me como psicoterapeuta, fiz estágios em:

Formei-me e trabalhei como mediador de conflitos entre vizinhos com:

Trabalhei como professor, terapeuta e gestor em:

. <br> Jaime Reininho<br>Psicoterapeuta, Consultor de Auto Desenvolvimento e Apoio Parental .
Jaime Reininho
Psicoterapeuta, Consultor de Auto Desenvolvimento e Apoio Parental
. <br> O meu objectivo é providenciar um serviço que é orientado pelos meus clientes e focalizado nas suas necessidades .
O meu objectivo é providenciar um serviço que é orientado pelos meus clientes e focalizado nas suas necessidades
© Jaime Reininho 2009 email:  info@almasana.net tel:    +44 (0) 7902 850 371