PT PT EN
O Que Posso Oferecer

Organizo acções de formação para grupos privados, estabelecimentos de ensino, empresas, e qualquer centro ou organização tanto em Portugal como na Inglaterra.

Posso trabalhar com jovens e adultos em português e inglês e desloco-me a qualquer ponto da Inglaterra ou Portugal.

Tenho habilitações como formador. Fiz inúmeras acções de formação na Inglaterra e em Portugal e tenho experiência de trabalho com uma grande variedade de pessoas e de tópicos.

Os meus workshops são normalmente muito práticos, com exemplos da vida real. Incentivo as pessoas a participar activamente, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos.

Posso preparar programas feitos à medida das necessidades do seu grupo, em termos de conteúdo e duração. 

Workshops duram de 2-4 h a um dia inteiro, um fim-de-semana ou mais. Podem ser eventos únicos ou encontros semanais, na forma que lhe der mais jeito.

Na minha experiência, grupos de 6 a 12 pessoas funcionam melhor. Mas posso considerar outros tamanhos.

O custo varia segundo a duração, aluguer da sala, as minhas despesas, assim como as condições usuais do local. O máximo que levarei são £90 por hora pelo meu trabalho. Posso ponderar descontos para organizações sem fins lucrativos.

Por favor contacte-me para falar sobre as necessidades do seu grupo.

TÓPICOS
Posso fazer acções de formação sobre aspectos diferentes do auto desenvolvimento, tais como:
  • auto conhecimento e auto consciência
  • superar o stress e cuidar melhor de si
  • competências de escuta e comunicação
  • assertividade
  • dar e receber feedback
  • controle de agressividade
  • resolução de conflitos
  • apoio parental

Eis algumas destas áreas apresentadas com mais pormenor:


Apoio Parental

Ser mãe ou pai pode ser muito recompensador e trazer grande alegria e dar significado à vida. Pode também ser muito difícil e é normal pais enfrentarem situações com os filhos que são demasiado complicadas.

Criar filhos é provavelmente uma das coisas mais difíceis da vida. É uma tarefa para a qual a maior parte das pessoas não recebeu formação. É comum pais repetirem os padrões da sua educação, baseados no autoritarismo, ou tentarem fazer o oposto, demitindo-se de qualquer autoridade. Tanto uma abordagem como outra podem tornar-se ineficazes, trazendo grandes transtornos para toda a família.

Muitas mães e pais enfrentam diariamente situações difíceis, sentindo-se sós, desapoiados e incapazes.
Posso organizar workshops para ajudar pais a aprenderem como melhorar a sua acção parental ou orientar grupos de apoio onde pais e mães se possam encontrar regularmente para partilhar as suas experiências, para obter apoio mútuo e para se poderem sentir menos sós e mais confiantes.

Estes grupos ou workshops podem ser uma oportunidade para pais aprenderem a melhor compreender o que se passa nas suas famílias e novas maneiras de lidar com os comportamentos difíceis dos filhos, sem danificar a relação com eles.

O objectivo geral destas sessões é promover melhores relações no seio da família e apoiar pais a assegurar o seu bem estar assim como o dos seus filhos, duma maneira regular e consistente.

Alguns dos objectivos mais específicos podem ser:
  1. Compreender as dificuldades de ser pai e aprender a reconhecer e preencher as suas necessidades duma forma mais eficaz.
  2. Compreender os comportamentos dos filhos que mais perturbam, aprender a reconhecer as necessidades deles e ajudá-los a preenchê-las de formas mais apropriadas.
  3. Introduzir ferramentas para lidar com situações difíceis, aprender maneiras mais assertivas e menos violentas de comunicar e praticar o uso das mesmas.

A duração, frequência e formato das sessões pode ser adaptada par air ao encontro das necessidades de cada grupo.

Estes são alguns dos tópicos mais comuns em que posso ajudar:
  • Dar-se bem com os seus filhos
  • Lidar melhor com adolescentes
  • Compreender o comportamento das crianças
  • Lidar com birras
  • Lidar com comportamentos difíceis
  • Gritar menos e cooperar mais
  • Resolver discussões e conflitos na família
  • Rivalidades entre irmãos
  • Ajudar as crianças a aprender
  • Lidar com agressividade
  • Falar sobre sexo
  • Superar o stress
  • Promover a auto estima dos filhos
  • Criar crianças confiantes
  • Viver em famílias multi culturais
  • Lidar com mudanças e perdas

Durante os 5 anos em que trabalhei com a Parentline Plus, a maior organização inglesa de apoio parental, orienteis centenas de cursos para pais vindos de diversos grupos sociais e com situações familiares variadas. No decorrer deste trabalho notei constantemente como a acção parental pode ser melhorada com algumas ferramentas simples e com o desenvolvimento de uma variedade de competências que podem transformar a vida familiar significantemente e melhorar as relações entre pais e filhos.


Communicação Compassiva ou Não-Violenta

O que é a Comunicação Não-Violenta?
É uma maneira de falar que é assertiva e empática ao mesmo tempo. É uma forma de compreender o que se está a passar connosco antes de agir, para que sejamos capazes de exprimir o que necessitamos clara e eficazmente. É também uma forma de compreender o que se passa com os outros e reconhecer a sua situação. A Comunicação Não-Violenta torna mais provável que os outros nos ouçam e compreendam sem se sentirem atacados. Será então possível obter mais facilmente e menos penosamente aquilo de que precisamos, ao mesmo tempo que mantemos uma boa relação com os outros.

Quando e como se pode usar?
A Comunicação Compassiva pode ser utilizada formalmente na mediação e resolução de conflitos e mais informalmente em todas as situações da vida quotidiana. Pode ser usada em qualquer relação – na família, entre pais e filhos, entre irmãos/ãs, entre casais, no trabalho, entre gerentes e funcionários, na escola, entre professores e alunos, com o público em geral, até mesmo com estranhos. A Comunicação Não-Violenta pode ser útil em qualquer situação onde existam problemas ou conflitos e pode contribuir para encontrar soluções benéficas para todos. 

Workshops
Posso organizar acções de formação para ensinar e promover a prática da Comunicação Compassiva no formato e ao nível que mais se adeqúe ao seu grupo. 

É possível, por exemplo, fazer um workshop durante um dia inteiro ou fim de semana para introduzir os aspectos básicos. Nestes cursos é possível começar a aprender uma maneira nova de estar consigo e com os outros. Podem ser uma oportunidade para desenvolver o auto conhecimento e a capacidade para gerir situações difíceis. Estes cursos são muito práticos e descontraídos e será possível praticar com exemplos da vida real. 

É também possível fazer sessões mais curtas, concentrando num aspecto particular.

Posso também organizar acções de formação para aprendizagem e prática mais avançadas, para aqueles que já tenham tido uma formação de base.

Aprenda a exprimir-se clara e firmemente de maneira a que os outros o ouçam melhor.

Melhore as suas relações com os outros ao mesmo tempo que reforça a sua auto estima.
 

Superar o Stress

Muita gente é confrontada hoje em dia com situações da vida que as torna tensas, stressadas ou mesmo ansiosas. À medida que elas se repetem, estes sentimentos desconfortáveis podem transformar-se em problemas mais permanentes de saúde física ou mental.

Muitas vezes as pessoas podem sentir-se impotente para enfrentar estas situações e incapazes de mudá-las para poder recuperar o sentido perdido de equilíbrio e bem estar.

Posso organizar workshops para ajudá-lo/a a lidar com estes problemas. Eis alguns dos tópicos que podem ser abordados: 
  • Identificar as áreas de stress na vida quotidiana e aprender a mudar as situações que podem ser mudadas.
  • Aprender técnicas de relaxamento para enfrentar a tensão e ansiedade mais eficazmente.
  • Conheça-se melhor a si mesmo aprendendo a reconhecer as suas sensações e emoções e o que estas lhe dizem sobre a maneira como a vida lhe está a correr.
  • Torne-se mais competente a identificar e a preencher as suas verdadeiras necessidades, escolhendo estratégias que funcionam melhor.
  • Reavalie as suas prioridades para poder obter o que realmente é importante para si.
  • Aprenda a ter mais consciência dos pensamentos negativos automáticos que provocam o seu mal estar e aprenda ferramentas para os substituir.
  • Aprenda a gostar mais de si e dos outros.
  • Desenvolva a sua assertividade e o respeito pela sua individualidade para conseguir ter relações mais saudáveis. 

Supere o stress, cuide de si, encontre um novo equilíbrio, desenvolva a sua individualidade

Resolução de Conflitos

Os conflitos são inevitáveis e acontecem porque as pessoas querem coisas diferentes, aparentemente incompatíveis. É comum as pessoas terem expectativas não preenchidas em relação aos outros e quererem que as coisas aconteçam ou que os outros se comportem duma maneira diferente.

Mesmo não sendo possível evitar o conflito, é possível encontrar maneiras de lidar com estas situações de maneira a tornar mais provável que os intervenientes obtenham mais facilmente aquilo que querem, sem que isso danifique necessariamente as relações.    

Isto pode ser conseguido através do desenvolvimento da consciência dos seus desejos e necessidades e este primeiro passo precisa de ser complementado com abertura para compreender os desejos e necessidades dos outros. Sem esta atitude fundamental de auto respeito e respeito pelos outros é muito difícil encontrar formas eficazes de gerir o conflito.

O passo seguinte é encontrar boas maneiras de exprimir os seus desejos e de ouvir o que os outros querem. Neste processo é útil evitar julgar, acusar ou culpabilizar os outros.

Posso ajuda-lo/a na gestão de conflitos ensinando-o/a a reconhecer mais facilmente os seus desejos e necessidades e igualmente a ouvir e reconhecer as necessidades dos outros. Em seguida

posso ajudá-lo/a a exprimir-se duma forma assertiva e respeitosa, o que contribuirá para se conseguirem acordos sobre soluções de compromisso aceitáveis para ambas as partes.

Posso orientar acções de formação para grupos sobre qualquer destes aspectos de gestão de conflitos assim como mediação básica.

Tenho experiência de mediação de conflitos entre vizinhos e posso também ajudar na mediação de conflitos no seio da família, no trabalho e na escola.

Por favor contacte-me para me falar daquilo que precisa.


Gestão da Raiva e Agressividade

Posso orientar acções de formação sobre diferentes aspectos da gestão da raiva ou agressividade, indo ao encontro das suas preferências.

Acho que é útil começar por compreender porque é que as pessoas sentem raiva. Penso que ninguém fica zangado sem uma explicação plausível. Sugiro que é benéfico encarar a raiva primeiro como um sentimento ou emoção, como um mensageiro que informa que algo não está a correr bem e como um libertar de energia que prepara para responder a uma situação prejudicial que precisa de ser mudada. Se encararmos a raiva como um sentimento, ela não é má em si, é apenas energia que pode ser canalizada para ajudar a manter uma posição firme na defesa dos seus interesses.

A raiva também pode ser causada por uma interpretação distorcida da realidade e levar a reacções desproporcionadas. É por isso que é importante parar e pensar antes de reagir para ponderar se as interpretações e avaliações daquilo que se está a passar são equilibradas e apropriadas.

Considero que não é o sentimento da “raiva” que causa os problemas, mas a forma como se age quando a emoção é sentida. Por isso incentivo as pessoas a fazer a distinção entre o sentimento e o comportamento duma maneira muito clara.

É comum as pessoas, quando sentem raiva, reagirem de duas formas extremas: ou suprimindo-a, prendendo-a dentro de si, ou exprimindo-a duma forma agressiva e violenta. Tanto uma como outra causam dano e no final não contribuem para mudar as situações prejudiciais duma forma eficaz. 

Posso ensiná-lo/a a reconhecer a sua raiva, a compreendê-la melhor e a exprimi-la duma maneira benéfica que o/a ajude a obter mais facilmente aquilo que pretende, mantendo um bom relacionamento com os outros.


Programa de Workshops

COMUNICAÇÃO COMPASSIVA NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NO TRABALHO
Introdução à Comunicação Não Violenta

COIMBRA

Uma acção de formação para professores, profissionais, pais e todos aqueles que desejem melhorar a forma como ouvem e falam, sobretudo em situações de confronto e conflito.

Datas: 27 e 28 Novembro 2010
Horário: Sábado, das 10h00 - 17h30; Domingo, das 10h00 - 13h30; Total de 10h
 
   
Localização:

 Galeria Santa Clara - Coimbra
 

 
Porquê aprender a Comunicação Não Violenta?
Há situações em que as pessoas querem coisas diferentes que parecem inconciliáveis. É assim que surgem os conflitos. Mas é possível gerir estas situações difíceis, utilizando ferramentas que ajudam as pessoas a conseguir aquilo que querem, sem criar mal-estar e prejudicar as relações.


OBJECTIVOS GERAIS
  • Aprender a exprimir-se clara e firmemente de maneira a que os outros o ouçam melhor.
  • Melhorar as suas relações com os outros e contribuir para um ambiente mais pacífico e agradável à sua volta.
  • Reforçar a sua auto estima e bem-estar assim como contribuir para o bem-estar daqueles que são importantes para si. 
|
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
  • Aprender a ter mais consciência do que se passa consigo quando está em situações em que se sente incomodado, nomeadamente saber o que necessita e quer que se passe duma maneira diferente.
  • Aprender a compreender melhor o que se passa com os outros, sobretudo o que eles verdadeiramente necessitam quando se comportam duma maneira que o perturba.
  • Aprender a exprimir o que sente, necessita e quer duma forma clara e firme ao mesmo tempo que mostra consideração e reconhecimento pelos outros.
 

METODOLOGIA
Apresentações teóricas para todo o grupo e exercícios práticos em grupos mais pequenos ou individualmente, com orientação, para dar a todos os participantes a oportunidade de praticar os ensinamentos adquiridos o mais possível.


Preço:
96,00€  (incluindo IVA)
Informamos que proporcionamos aos interessados facilidades de pagamento com cheques pré-datados.
|
É bem vinda a participação individual ou acompanhado. Participar com um parceiro permitir-lhe-á trabalhar assuntos delicados, ou em privado ou na presença do grupo.
|
O preço inclui: a participação na Acção de Formação, os Coffee-Breaks, o Manual e o Certificado de Participação.

Para mais informações ou fazer a sua inscrição pf contacte directamente os organizadores:

Auchter: www.auchter.pt



. <br> Deseja organizar uma acção de formação na sua empresa ou instituição para promover o Desenvolvimento das competências de comunicação? .
Deseja organizar uma acção de formação na sua empresa ou instituição para promover o Desenvolvimento das competências de comunicação?
. <br> Organizo workshops para ajudar pais e mães a melhorar as relações na família .
Organizo workshops para ajudar pais e mães a melhorar as relações na família
. <br> Aprender sobre a Comunicação Não-Violenta ajuda a melhorar as suas relações com os outros e a fortalecer a sua auto estima. .
Aprender sobre a Comunicação Não-Violenta ajuda a melhorar as suas relações com os outros e a fortalecer a sua auto estima.
. <br> Faço workshops para o ajudar a superar o stress .
Faço workshops para o ajudar a superar o stress
© Jaime Reininho 2009 email:  info@almasana.net tel:    +44 (0) 7902 850 371